Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
---------------------------------------------------------------------

Carreira Z (Telescópica)

Não só nesta, mas talvez em todas.
Os cargos são essências para qualquer organização, principalmente para limitar ingerências e senso de hierarquia. Contudo, quando temos estas fronteiras definidas (exemplo: entre Supervisor e Gerente), acaba limitando o profissional em relação a sua ascensão e perspectivas de crescimento profissional, pois muitas das vezes o supervisor já está com responsabilidades e competência igual ou superior ao gerente, mas não deslancha por possuir uma parede que o impede de alçar vôos mais altos.
Isto implica na quebra de contrato psicológico acordado entre empresa e empregador, criando um processo de provável atrito bilateral, consequentemente diminuindo ganhos por ambas as partes.

Acredito que atualmente temos dois eixos que permite o profissional expandir sua carreira, onde:
Eixo Y, que é o mais comum, onde o profissional cresce da base da pirâmide até o seu topo.
Eixo X, conexo ao “Eixo Y”, onde devido à estagnação/limitação de cargos disponíveis, permite que o profissional apenas navegue ou cresça dentro de sua esfera de atuação, exemplo: Técnico Júnior => Pleno => Sênior => Master, tendo esta última como parede para o seu desenvolvimento.

As empresas deveriam criar modelos organizacionais que permitisse o colaborador expandir sua carreira profissional em um terceiro eixo, que chamo de “Eixo Z”.
Através do “eixo Z” o profissional poderia assumir responsabilidades por tipos de atribuições e ser remunerado pela real importância que ele possui na empresa. Isto implica que o crescimento dele possa ser de maneira verticalizada, podendo inclusive contribuir em decisões altamente gerências quantos amplamente operacionais (de forma telescópica).

Exemplo profissional “eixo Z”: Competência técnica em eletrônica e informática, perito em administração de contratos e atendimento a clientes, graduado em Administração com certificação PMP, falando fluentemente o idioma inglês.
Este profissional que permeia pelo “eixo Z” não pode ser um supervisor ou diretor e tão pouco um consultor. Este profissional deve ser mapeado para que ele possa permear por todas as áreas da empresa para entender dificuldades e falhas de processos, focando na promoção de mudanças através do seu conhecimento tácito, externalizando-o para toda a empresa mudanças sistêmicas e comportamentais.


By HeLS

Nenhum comentário:

Postar um comentário