A liderança nas organizações é tema de vanguarda
e vem sendo cada vez mais discutido entre os executivos,
pois o mercado de trabalho pede e exige, pessoas com
a capacidade,não de liderar e comandar, mais sim
de transformar e motivar as pessoas e as equipes.
É neste sentido que tentamos definir e encontrar uma colocação
adequada para o Líder de hoje.
Liderança nas Organizações
Esse tema liderança, muitas vezes se torna polêmico, pois para muitos o LIDER na Organização é quem manda, quem da ordens, é o chefe, o coordenador, encarregado, funcionalmente ou melhor dizendo hierarquicamente é assim que funciona, mas nem sempre quem tem o posto de CHEFE é o verdadeiro Líder .
Liderança para alguns se resume no conjunto de atributos de uma pessoa, para outras refere-se ao desempenho ou aos resultados alcançados .
Em alguns livros, artigos, revistas, internet, entre outros, a liderança, ou melhor, o Líder tem algumas definições que podemos citar:
Ser Líder é ser capaz de conseguir que uma ou mais pessoas movam-se no sentido de um resultado comum.
É o processo de conduzir pessoas.
É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.
É o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo.
É inspirar confiança e merecer o respeito de seus seguidores.
É confiar no talento de seus liderados e apostar neles
Ficaremos citando inúmeras definições, muitas diversidades e debates , mas chegamos á duas definições:
A primeira é que a LIDERANÇA é necessária em todos os tipos de organizações e essencial em todas as funções da administração
E a segunda é que LIDERAR não é nada fácil, exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diversos tipos . Cada um com seu caráter, suas habilidades, seus defeitos e manias.
Uma pessoa pode ser um Gerente eficaz, um bom planejador e um gestor justo e organizado e, mesmo assim, não ter as capacidades motivacionais de um Líder e muitas vezes podemos ter um Gerente ineficaz , porém pode ter as habilidades necessárias para um bom Líder .
Nos dias de hoje cada vez mais as organizações estão valorizando os funcionários, gerentes e colaboradores que possuem habilidades de liderança, facilidades de comunicação e socialização, quem consiga se motivar e motivar as pessoas, mesmo sabendo que quem nos motiva somos nós mesmos .
Muitas organizações acreditam que estão contratando um verdadeiro Líder, mas na realidade esta contratando um Chefe, pois existe uma grande diferença entre esses dois. Podemos dizer que Chefiar é fazer com as pessoas façam o que é preciso e Liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer o que é preciso.
Chefe empurra e Líder puxa.
Chefe comanda e Líder comunica.
Chefe coloca sempre sua opinião e Líder busca a opinião da equipe.
Chefe é comandante e Líder é treinador.
Chefe administra e Líder inova.
Podermos citar várias outras frases, mas acreditamos que as mencionadas acima sejam suficientes para exemplificar o que acontece nas organizações, o que os CHEFES esquecem é que para eles serem promovidos, para eles subirem de cargo, precisam de um subordinado à altura , muitas vezes perdem a oportunidade por não ter preparado alguém para substituí-lo, já os LÍDERES sempre tem alguém pronto, sempre tem um subordinado treinado e preparado para assumir seu lugar.
Mesmo na Liderança, temos algumas diferenças entre elas, a Autocrática , Democrática e a Liberal .
Na Autocrática, o Líder fixa, determina, as diretrizes. Fica focado apenas nas tarefas, toma as decisões individualmente.
Na Democrática, o Líder debate, o grupo divide as tarefas, o Líder procura ser um membro normal do grupo.
Na Liberal, o Líder é liberal, quem tem as decisões são os membros do grupo, a participação do Líder é mínima.
Então qual é o tipo de Líder ideal para a organização?
Na realidade teríamos que ser um pouco de cada, cada um no momento certo.
Mas o que sempre se pergunta é se o individuo nasce Líder, nasce com esse dom ou se ele se forma Líder?
Acreditamos que nascemos com muitas virtudes, porém, prevalecerá aquela que mais e melhor alimentarmos, pois não nascemos100 % prontos, pois mudamos o tempo inteiro sempre precisamos nos moldar, sempre precisamos melhorar.
Independente da Organização e o tipo de Chefe ou Líder existente nela, a principal barreira que é encontrada são os paradigmas que precisam ser quebrados, a cultura que muitas vezes precisa ser mudada, não é porque sempre que foi feito assim que precisa continuar muitas vezes precisa melhorar, precisa mudar e quando precisa tirar o ser humano da sua zona de conforto é que começam os conflitos.
Fontes Consultadas
C.Hunter, James. O Monge e o Executivo. ed. Sextante, 2004 144 p., 2004
Autores:
Alyson de Oliveira Silva
Jairo César
Marcelo Luis
Jacareí - Outubro/2007
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